Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

17 de Agosto de 2018 - 16:16:54

Estiagem pode deixar Tijucas sem água

Samae pede para que as pessoas evitem o desperdício, não lavando calçadas e carros, por exemplo
 
 
Estiagem pode deixar Tijucas sem água
Registrada diminuição no volume de água da cachoeira da Itinga 
 
Notou que não tem chovido muito ultimamente? E a estiagem já coloca em alerta os municípios da região. Pode faltar água. Com este período de seca, acende o alerta devido ao baixo nível dos mananciais. Nesta semana, o volume de água na cachoeira da Itinga baixou, o que reflete negativamente, também, no abastecimento da cidade, já que é esta a principal fonte de captação. 
Esta situação coloca Tijucas – e outros municípios catarinenses – em estado de alerta. Isto porque, segundo aviso hidrológico da Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) publicado ontem, diversos rios do estado estão em regime hídrico extremo. Entre eles, está o Rio Tijucas. 
São João Batista, onde fica a régua da Epagri, encontra-se em estado de emergência com 40 centímetros negativos, ou seja, 40 centímetros abaixo do normal que, segundo o pesquisador de hidrologia da Epagri, Guilherme Miranda, teria que estar em pelo menos nove centímetros positivos. A tendência, segundo a Epagri, é de manter o alerta, já que a previsão para os próximos dias ainda é de chuvas mal distribuídas e em baixo volume. “Pelos nossos estudos meteorológicos, somente na segunda quinzena de agosto e, principalmente, no mês de setembro, a situação das chuvas deve começar a voltar à normalidade”, explica Miranda. 
 
ECONOMIA DE ÁGUA 
O Presidente do Samae de Tijucas, Jilson José de Oliveira, pede a colaboração de todos para que economizem água, evitando ações de desperdício como, lavação de calçadas, carros e outras atividades que exijam grande volume de água. “Todas as medidas possíveis estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da estiagem, porém, somente com a normalização do volume de chuvas teremos resultados mais eficazes. Por isso a importância deste alerta e da conscientização das pessoas para a falta de água que é inevitável em situações como esta”, diz o presidente. 
 
CANELINHA TAMBÉM 
No município de Canelinha, segundo o diretor do Semais, Eduardo Furtado, a instrução é que, até o momento que se tenha chuvas com intensidade, para que as captações tenham maior volume de água, é necessário que a população poupe água para que se consiga manter a distribuição para todos. “Essa é uma situação temporária, mas precisamos da colaboração da população. Também estamos dando prioridade para os consertos dos eventuais vazamentos. Busca-se resolver todas as situações imediatamente, onde orientamos os munícipes que nos visem sobre qualquer vazamento”, solicita o diretor. O telefone do Semais é o (48) 3264-0041, ou (48) 99626-8028 no regime de plantão.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube