Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Agosto de 2019 - 16:55:29

Tijucas incentiva o cultivo de maracujá no interior

No município, o cultivo do maracujá teve início nos anos 1990 e a cidade já esteve em primeiro lugar na produção da fruta no Estado
 
 
Tijucas incentiva o cultivo de maracujá no interior

Foram entregues 25 mil mudas de maracujá para agricultores familiares 

 

A secretaria de Agricultura de Tijucas, através do escritório municipal da Epagrientregou 25 mil mudas de maracujá para agricultores familiares daqui. Em 2019, as plantas foram adquiridas de forma coletiva, numa parceria entre a administração municipal e produtores rurais, dividindo o valor das mudas igualmente em 50% para cada um. De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Renato Guardini, o objetivo da mudança de estratégia foi incentivar a valorização e o cooperativismo entre órgão público e agricultores. “Sempre valorizamos algo quando investimos. Agora 25 famílias de produtores de Tijucas podem trabalhar com mudas de excelente qualidade, sabendo a procedência e participando do processo”, conta o engenheiro. 

Em Tijucas, o cultivo do maracujá teve início nos anos 1990 e o município já esteve em primeiro lugar na produção da fruta no Estado de Santa Catarina. Com o passar dos anos e com a falta de um produtor de mudas local, houve queda na produção e o posto foi perdido. Hoje, os agricultores vendem a fruta in natura para comerciantes regionais e locais, entre eles: Ceasa, redes de supermercados, atravessadores e agroindústrias de polpas, que também são utilizadas na merenda escolar. 

Para o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, José Leal da Silva Júnior, o objetivo da pasta é que os agricultores assumam novamente a primeira colocação: de maior produtor do Estado. “Estamos apoiando o produtor naquilo que ele mais precisa: conhecimento. Estamos capacitando nossos produtores, com palestras, viagens aos locais de cultivo e também com o subsídio financeiro na compra das mudas”, afirma o secretário Leal. 

 

BUSCA POR CONHECIMENTO

No mês de fevereiro, 12 produtores familiares de maracujá de Tijucas, juntamente com representantes da secretaria e da Epagri, fizeram uma visita técnica à Estação Experimental da Epagri de Urussanga (EEUR) e a dois produtores de mudas da fruta. Os agricultores tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre as principais etapas do planejamento da lavoura e sobre o sistema de plantio direto de maracujá, com o intuito de buscar melhores resultados no cultivo e comercialização da fruta. Os participantes também puderam conhecer as estruturas de produção de mudas de maracujá e tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas com os pesquisadores da EEUR. 

 

QUALIDADE DAS MUDAS

Registrada em 2015, as mudas de maracujá azedo, denominada Cultivar SCS 437 Catarina, são resultado de 20 anos de pesquisa na Estação Experimental da Epagri de Urussanga/SC, em parceria com técnicos, pesquisadores e produtores. Após a visita aos viveiristas de Urussanga, três produtores locais estão investindo em mudas. “O maracujá de Santa Catarina tem se destacado no mercado nacional, sendo considerado a melhor do Brasil. Utilizando estas mudas, teremos algumas vantagens, como: precocidade na produção, alta produtividade e qualidade superior dos frutos, principalmente quanto ao tamanho, cor da polpa e resistência ao transporte”, conclui o engenheiro Renato.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube