Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Outubro de 2019 - 13:21:16

Outubro Rosa: prevenir é o melhor caminho

Dra Ana Paula Pasin Boger - CRM/SC 15987
 
 
Outubro Rosa: prevenir é o melhor caminho

A campanha popular conhecida como Outubro Rosa é comemorada em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Durante este mês, são feitas várias atividades que promovem a prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama. 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma, e é responsável por 25 a 29% dos casos novos no nosso país. 

As causas do câncer de mama são incertas, porém podemos afirmar que existem fatores de risco que aumentam a probabilidade da doença como: envelhecimento, fatores hormonais, genéticos, histórico de câncer de mama na família, consumo de álcool, tabagismo, obesidade, falta de atividade física e exposição à radiação. 

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída de líquido espontânea de um dos mamilos. Também podem surgir nódulos/ínguas no pescoço ou nas axilas. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).  

Devemos estar alertas a qualquer alteração suspeita nas mamas, realizar nossos exames periódicos e adotar hábitos de vida mais saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter peso corporal e evitar uso de cigarros e bebidas alcoólicas. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube