Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

06 de Dezembro de 2019 - 13:51:18

Faltam vacinas Pentavalente nas Unidades de Saúde

Vacina protege crianças contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta
 
 
Faltam vacinas Pentavalente nas Unidades de Saúde
Vigilância em Saúde de Tijucas pede que os pais fiquem atentos 
 
Os municípios vêm sofrendo com a falta da Vacina Pentavalente – que tem como objetivo proteger principalmente crianças contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Em Tijucas não tem sido diferente. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto, esclarecendo que distribuiu 154.580 doses da vacina para Santa Catarina, em 2019. 
Conforme a nota, última remessa feita para o Estado foi em outubro, com o envio de 22 mil doses e, em novembro, ainda não foi possível realizar o envio, pois a carga que chegou ao Brasil está aguardando parecer da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS) para posterior liberação da Anvisa. Ainda de acordo com a nota, tão logo essas doses sejam liberadas para uso, serão distribuídas para os estados. 
O texto continua esclarecendo que, quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde fará busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade, entre os meses de agosto e novembro, para vaciná-las. A distribuição das vacinas aos municípios é de competência das Secretarias de Saúde dos Estados. O documento finaliza dizendo que os pais que por ventura não conseguiram vacinar seus filhos devem procurar as salas de vacinação nos municípios e programarem a vacinação das crianças, conforme o cronograma de imunização. 
“É importante destacar que não existe apenas esta vacina. Muitos pais estão deixando de vir até os postos de vacinação pela falta desta específica. Orientamos aos pais e responsáveis que a carteira de vacinação das crianças deve ser verificada regularmente, vocês podem se informar nos postos de saúde ou com as agentes de saúde”, instrui a enfermeira Elenise Zimmer dos Santos, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas. O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da Vacina Pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube