Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Dezembro de 2019 - 19:27:23

Qual o sabor do seu Natal?

 
 
Qual o sabor do seu Natal?
Renata Luz   
 
No meu conceito não existe data que remeta mais à gastronomia afetiva do que a época do Natal. Todo este período de festas, alegria, canções e decorações é um convite para estar com quem amamos. Casa cheia, mesa farta e muitas memórias sendo criadas. Afinal, quem não se lembra com carinho dos natais de sua infância? 
O auge desta comemoração é a tão esperada Ceia Natalina. A ceia brasileira é resultado da influência de nossas imigrações, mas cada família acaba criando a sua identidade própria para esta refeição. Resolvi usar das redes sociais para descobrir um pouquinho da memória de alguns amigos.  
A colega Eliane Domingos comentou sobre a lembrança de ver sua mãe e tias preparem licores para esta noite, que deixavam a casa com um aroma delicioso de cravo e canela. Minha amiga Thayse Silva contou que a família espera ansiosa o ano todo só para comer o salpicão de natal. Nosso colega de Jornal Daqui, Cláudio Souza, lembrou algo bem tradicional em Tijucas que é a “Matança do Porco”. As famílias se reúnem para matar o porco e preparar os cortes para as festas de final de ano. Hum, morcilha! 
Minha lembrança mais afetiva desta noite é a farofa que minha avó, Dona Chica, fazia para rechear o Peru. Tarefa essa que minha mãe ficou encarregada e que leva o mesmo gosto de amor.  
O sabor do Natal também vem em forma de presente. Costuma-se com muita frequência presentear com doces bem específicos como o panetone, chocolates especiais e as tradicionais bolachinhas de natal que podem ser de gengibre ou de baunilha. 
Que tal criar uma lembrança com sua família fazendo estas bolachinhas? Neste domingo, às 16h, farei uma Oficina de Biscoitos Natalinos no Casão Gallotti, lá vou compartilhar com vocês a receita. A ordem do dia é se divertir na cozinha, mas fazer biscoitos requer um pouco de atenção e tempo – além de utensílios especiais, como forminhas. Então antes de começar a brincadeira, reserve uma dose generosa de bom humor. O cheiro de biscoito de natal assando nunca sairá da sua mente e você sorrirá sempre que lembrar deste momento. Isso é Natal, isso é gastronomia afetiva. Boas Festas e espero por vocês no domingo!  
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube