Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 15 de Julho de 2020
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

14 de Fevereiro de 2020 - 11:05:39

O CARNAVAL E AS DOENÇAS

 
 
O CARNAVAL E AS DOENÇAS
DRA ANA PAULA PASIN BOGER 
CRM/SC 15987 
 
O Carnaval está chegando, e é sinônimo de festa, diversão, feriado e viagens. A festa brasileira ocorre no verão e traz turistas do mundo inteiro, o que favorece o contato e convívio social. Contudo, os foliões precisam ter alguns cuidados para manter a saúde e o bem-estar, pois devido a alguns hábitos do carnaval, algumas doenças tornam-se mais prevalentes. A tendência a aglomeração, o calor, a má higiene, o sexo não-seguro e o uso de drogas, são fatores que aumentam a chance de proliferação de vírus e bactérias. 
Há muito se relaciona as festas do Carnaval ao comportamento permissivo, forte apelo sexual, promiscuidade, o que levaria os indivíduos a aumentar o risco de contrair uma IST - Infecção sexualmente transmissível. Porém, qualquer pessoa que tiver comportamento de risco está sujeita, tais como: frequentar manicure, barbeiro, fazer tatuagens ou piercings em locais que não utilizem materiais esterilizados; usuários de drogas injetáveis que utilizam a mesma seringa; ter relações sexuais com parceiro infectado ou com vários parceiros sem uso de camisinha e pessoas que recebam transfusão de sangue contaminado. 
Nesta época ainda, pelo calor e proximidade das pessoas em aglomerações, fala-se das doenças respiratórias, como gripes e viroses. Inclusive com a possível vinda de estrangeiros para nosso país, faz-se obrigatório alguns cuidados como: evitar multidões, preferir ambientes arejados e com ventilação, evitar ficar próximos de pessoas doentes, que estejam espirrando, cobrir nariz e boca caso espirrar e lavar sempre as mãos. 
Lembra-se também das doenças gastrointestinais pioradas pelo calor e condições de má-higiene como gastroenterites e intoxicações alimentares. Evitar comer em lugares desconhecidos ou de sabida má-higiene, evitar alimentos mal passados, lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de fazer as refeições e ingerir muita água são algumas orientações a se seguir. 
Até o coração pode sofrer no carnaval, pois a folia (música alta, dança) aumenta a frequência cardíaca e com o consumo de álcool (principalmente energéticos) e drogas pode sobrecarregar o coração e surgir arritmias. Outras doenças infecto-contagiosas que já circulam no país como dengue, febre amarela e sarampo também devem ser evitadas, com vacinação em dia e cuidados básicos de higiene. 
Pronto, com apenas algumas precauções é só curtir o carnaval com segurança e tranquilidade. Boas festas!
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Escritor de Tijucas lança o livro GUERREIRAS DAQUI
Amanhã tem pedágio para ajudar na luta da Laurinha
Moradores de Tijucas poderão sacar o FGTS após o ciclone?
Aldeia daqui aprova projeto para combate ao coronavírus
Fala Especialista
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube