Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

05 de Junho de 2020 - 19:23:53

FALA ESPECIALISTA

Grávidas: como manter a saúde mental durante a pandemia?
 
 
FALA ESPECIALISTA

Helen Karoliny Mezoni Heimfarth, CRP 12/09062, psicóloga perinatal e cognitivo comportamental para adolescentes e adultos. Atua na Clínica Equilibradamente, em Tijucas 

 

Em qualquer período, mas especialmente durante a pandemia, cuidar da saúde mental dos pais é, também, cuidar da saúde do bebê”

Durante a gestação é natural que mulheres se sintam mais ansiosas. A necessidade de cuidados reforça-se nesse período uma vez que se trata de momento potencial para crises e com alterações emocionais significativas. Nele, três em cada cinco gestantes apresentam sintomas de estresse e uma em cada quatro têm depressão e/ou ansiedade. 

Soma-se que estamos atravessando uma pandemia sem precedentes, em que o medo de contaminação agrava ainda mais esse quadro. Um bebê prestes a chegar, enxurradas de mudanças físicas e emocionais, planos para o parto, enxoval, quarto do bebê e no meio da lista um intruso: o novo Coronavírus. 

Como manter o equilíbrio emocional necessário para o parto, no hospital, diante do medo do contágio por Covid-19, é uma das questões mais frequentes entre as gestantes nas semanas que antecedem o parto. 

 com o bebê, mais apreensões: além do cansaçooscilação hormonal, baby blues, medo do universo desconhecido que se abriu com a chegada do novo bebê, como atravessar o puerpério, ou fase pós-parto, respeitando o isolamento social, com a rede de apoio reduzida e a responsabilidade de cuidar de uma nova vida? como proporcionar saúde emocional para os pais e o bebê nesse período tão incerto?  

Existe uma área da psicologia específica para isso. A psicologia perinatal é o ramo da psicologia que se ocupa da saúde mental dos bebês e das mães, pais e casais desde a concepção até a criação, passando pela gravidez, pelo parto e pelo pós-parto. Dedica-se à detecção precoce de indícios pouco saudáveis para prevenir complicações nessas fases da vida. 

A área atende, ainda, casais que estão tentando engravidar, que passaram por perda neonatal, ansiedade e depressão na gestação e pós-partovínculo pais-bebêpreparação para o parto, partos traumáticospreparação para adoção e tudo o mais voltado a maternidade e família. 

Em qualquer período, mas especialmente durante a pandemia, cuidar da saúde mental dos pais é, também, cuidar da saúde do bebê. No contexto que estamos vivendo, devemos enfatizar que a abordagem psicológica de todas essas questões é fundamental para preservar a integridade e a saúde mental de todos os envolvidos. Incluindo a do mais novo integrante da família.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube