Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Junho de 2020 - 16:57:25

Fala Especialista

OS PRIMEIROS 365 DIAS
 
 
Fala Especialista

Elaine Venera – mãe do Caio  

 

Já viu a cena de uma mãe mostrando a foto do seu filho que completou 1 ano? Acredito que seja um dos momentos dentre tantas outras conquistas o qual nos sentimos tão realizadas. Ufa, o primeiro ano! Conseguimos, vencemos a primeira etapa cheia de desafios. 

Ainda me recordo o dia que saímos da maternidade, uma segunda-feira ensolarada, seria mais um dia comum no trabalho, mas nesse caso eu estava ingressando na vida de mãe! Agora seria pra valer, sem ajuda das enfermeiras da maternidade. Não que eu sentisse medo, mas às vezes é um pouco assustador. Você é a mãe, a responsável por cuidar do seu bebê. Na verdade, nenhuma de nós sai da maternidade sabendo tudo, e é, e sempre será, um eterno aprendizado criar um filho. Até para quem já é mãe, pois cada criança é diferente da outra. 

Nesse primeiro ano aprendemos muito, é um universo totalmente diferente do habitual, mas confesso que eu achei muito gostoso e curti demais cada fase. No início tem o tão esperado ato de amamentar, infelizmente algumas mamães não conseguem ou não produzem leite, mas confesso que a grande maioria espera ansiosa por esse momento. No meu caso, no início foi uma fase difícil , doeu muito, mas não desisti e é a conexão mais linda da vida.  Só quem teve a oportunidade de amamentar sabe do que estou falando, nós viramos leoas, nós sentimos a pessoa mais importante do mundo, um serzinho pequeno que temos a possibilidade de nutrir apenas com nosso leite, e que além de suprir sua fome com o leite materno também mama para se sentir seguro ou para se acalmar e dormir. 

Também aprendemos sobre fraldas, pomada, mamadeiras, bico, leites, remédio pra cólica, remédio pra febre, enfim a lista é grande! No começo o bebê chora muito, às vezes não sabemos o motivo, pode ser fome, sono, cólica, frio, calor... Mas acredite depois de um tempo você aprende a diferenciar e sabe exatamente o motivo de cada choro. 

Acredito que a fase que exige muito são os três primeiros meses, e depois começam as recompensas! E que recompensas! São sorrisos, as mãozinhas que apertam as nossas, gargalhadas, as tentativas de falar algo. Cada fase vem acompanhada de descobertas e alegrias, a introdução alimentar é divertida, ver a carinha deles experimentando algo novo e fazendo careta não tem preço. 

Vem a fase de engatinhar, tem a fase dos dentinhos, a de andar e falar! Não necessariamente nessa ordem e nem todas as crianças fazem tudo isso até completar um ano. Cada um tem seu tempo. Mas é uma fase linda, e completar 1 ano é motivo de muito orgulho para uma mãe, ver seu bebê evoluir e lembrar que conseguiu passar por tudo aquilo que achava tão difícil no começo. 

É inevitável seu bebê fazer um ano e você não fazer automaticamente uma retrospectiva de tudo que viveram. Todos os dias são especiais, todos os aniversários serão comemorados com felicidade. Mas, ahhh, o primeiro aninho é especial e tem sabor de vitória! Aos bebês que completam seu primeiro aninho agora, e às mamães, deixo aqui meus parabéns. Vencemos o primeiro ano! Eles cresceram! Mas para nós serão eternos bebês, né mamães?!

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube