Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

28 de Agosto de 2020 - 14:31:25

Fala Especialista

PROTAGONISMO EMPODERA E CONCRETIZA A INCLUSÃO SOCIAL
 
 
Fala Especialista

Priscilla Roberta Paes Cordeiro 

Psicóloga – APAE Tijucas  

 

É com grande alegria e orgulho que a APAE de Tijucas apresentou a semana do dia 21 a 28 de agosto para toda a comunidade de Tijucas sobre o tema: PROTAGONISMO EMPODERA E CONCRETIZA A INCLUSÃO SOCIAL, onde visa destacar o papel da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em toda a sociedade e sua efetiva inclusão social.  

No momento presente quando se propõe identificar a valorização de pessoas com deficiência e sua atuação na sociedade, nas diferentes áreas das políticas públicas, assistência social, educação e saúde, os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade, quando são pessoas de serem ouvidas e respeitadas em suas intervenções e escolhas.  

Esse tema vem de encontro com o que realmente precisa ocorrer na pessoa com Deficiência, pois é seu direito ocupar o papel de filho, irmão, usuário, aluno, paciente, profissional ou cidadão sem serem discriminados e excluídos. A APAE acredita fielmente que esse tema das pessoas com Deficiência precisa serem vistas como seres humanos sob ética e os valores morais que dão valor a existência humana 

Sobre o termo Protagonismo, significa ser lutador, uma palavra que traduz evolução na experiência, uma necessidade de pertencer, participar e agir diante da sociedade. Protagonista no investimento de ações condutoras de conquistas na própria liderança de sua vida, fazendo escolhas, tomar decisões a assumir o controle da situação de cada um, em meio aos direitos e deveres como responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo a inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência.  

Então nosso pedido hoje é que a família, sociedade e o estado tenham atitudes de reconhecer em cada pessoa com deficiência, características individuais, valores e potenciais para o seu empoderamento no contexto da diversidade humana. Assim, protagonista, eliminando obstáculos, exclusão e ativando diferentes conquistas, em que liderem a autonomia, a cidadania, a ética, e o pertencimento, efetivando sua inclusão social.  

E assim valorizamos ainda mais a todos, com objetivo da semana do dia 21 a 28 de agosto, a APAE de Tijucas realiza diversas ações como carreata, lembranças aos alunos, faixas, além da divulgação de vídeo dos usuários, alunos e famílias. Tudo para estimular este protagonismo defendido em nosso tema.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube