Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

26 de Fevereiro de 2021 - 19:07:14

Decreto impõe novas medidas restritivas para os próximos 15 dias

Entre as medidas previstas no decreto do Estado, está a proibição das atividades em casas noturnas e casas de espetáculos
 
 
Decreto impõe novas medidas restritivas para os próximos 15 dias

No transporte coletivo, a limitação da ocupação dos ônibus é de 50% de passageiros 

 

O Governo do Estado anunciou na quarta-feira, 24, novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em Santa Catarina. Os protocolos de saúde, previstos em decreto, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado. As medidas valem por 15 dias. 

Conforme o decreto, as novas medidas levam em consideração o agravamento do cenário epidemiológico, principalmente em termos de pressão hospitalar e ocupação de leitos de UTI. Entre os motivos técnicos que embasam o decreto, observa-se a necessidade de redução no número de casos ativos, promovidos por meio do reforço nas medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos, ambientes seguros e arejados e, principalmente, reforço nas medidas de distanciamento social, evitando aglomerações que podem dispersar rapidamente o vírus na comunidade. Além disso, o Governo anunciou nessa semana reforço na fiscalização e quase R$ 1 bilhão em recursos para medidas de enfrentamento à Covid-19. 

“O momento exige, novamente, a adoção de medidas de prevenção e a conscientização de cada cidadão para controlarmos o avanço da doença. O Estado tem atuado com agilidade e empenho em várias frentes de combate, de modo a proteger a vida, garantir o convívio seguro e a manutenção dos serviços e atividades essenciais à população”, frisa o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. 

 

NOVAS MEDIDAS

Entre as medidas, está a proibição, por 15 dias, das atividades em casas noturnas e casas de espetáculos e a limitação da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e suas lojas de conveniência entre 00h e 06h. Ambas medidas valem em todos os níveis de risco. 

As aulas da rede pública estadual e o funcionamento do ensino presencial estão mantidos em todo o Estado, conforme regulamentação em vigor. No transporte coletivo municipal, intermunicipal e interestadual, a limitação da ocupação dos ônibus é de 50% de passageiros sentados, em todos os níveis de risco. 

As medidas também contemplam a redução do limite de funcionamento para 25% de ocupação, em todos os níveis de risco, das atividades de parques temáticos e zoológicos, cinemas e teatros, circos e museus e igrejas e templos religiosos. Ainda há modificação nos limites de ocupação e horários para eventos sociais, bares e estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings centers e academias. Confira a lista completa de medidas abaixo. 

Vale destacar que os municípios do Estado poderão estabelecer medidas específicas de enfrentamento mais restritivas do que as previstas no Decreto, a fim de conter a contaminação e a propagação do Covid-19 em seus territórios. O documento publicado nesta quarta-feira, 24, ainda estende o decreto de calamidade pública para enfrentamento da pandemia de Covid-19, até o dia 30 de junho de 2021, em todo o território catarinense. 

A Secretaria de Estado da Saúde irá regulamentar as medidas em protocolos e regramentos sanitários específicos. O decreto estabelece que a fiscalização do cumprimento das medidas ficará no a cargo da Polícia Militar e da Polícia Civil de Santa Catarina, sem prejuízo da atuação de órgãos com competência fiscalizatória específica federais, estaduais e municipais. 

 

Novas medidas de enfrentamento à Covid-19 em SC 

Casas Noturnas e de espetáculo - Proibição de funcionamento em todos os níveis de risco. 

Venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustível e conveniências - Proibição em todos os níveis de risco entre 00h e 06h. 

Transporte - Coletivo urbano municipal, transporte coletivo intermunicipal e transporte coletivo interestadual. Limite de ocupação de 50% (cinquenta por cento) de passageiros sentados, em todos os níveis de riscos. 

Parques temáticos e zoológicos; cinemas e teatros; circos e museus - Limite de funcionamento para 25% (vinte e cinco por cento) de ocupação, em todos os níveis de riscos.   

Igrejas e templos religiosos - Limite de funcionamento para 25% (vinte e cinco por cento) de ocupação, em todos os níveis de riscos.   

Eventos sociais (inclusive drive-in); bares, congressos, palestras e seminários; feiras, exposições e inaugurações - Redução do limite de funcionamento para 25% (vinte e cinco por cento) de ocupação e limitação do horário de funcionamento das 06h às 23h59, em todos os níveis de riscos.   

Academias e centros de treinamento; shopping centers e centros comerciais; restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins - Limitação do horário de funcionamento entre 06h e 23h59, em todos os níveis de risco (restaurantes, cafeterias, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins, limitado o ingresso de novos clientes até 23h, com encerramento das atividades às 23h59). 

Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas - limitação do horário de funcionamento entre 06h e 23h59, em todos os níveis de risco. Proibição aos sábados e domingos. 

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito - Somente mediante atendimento individual, com controle de entrada e monitoramento do distanciamento social de 1,5m entre as pessoas. 

Utilização de faixas de areia de praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos - Somente sem aglomeração. 

Decreto de calamidade pública para enfrentamento à Covid-19 estendido até 30 de junho de 2021. 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube