Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Julho de 2021 - 16:47:08

Tijucas terá locais de coleta de pilhas, baterias e lâmpadas

A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas à devolução dos produtos e embalagens após a utilização, entre os dias 14 a 21 de julho
 
 
Tijucas terá locais de coleta de pilhas, baterias e lâmpadas

O município de Tijucas aderiu ao projeto de logística reversa “Penso, Logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O órgão ambiental firmou Termos de Cooperação entre alguns municípios da Grande Florianópolis com a finalidade de promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos da logística reversa. 

A primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas à devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Por isso, de 14 a 21 de julho, Tijucas estará realizando a coleta dos seguintes produtos e embalagens: lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, pilhas e baterias. 

“Já realizamos a coleta de embalagens de agrotóxicos utilizados pelos produtores rurais do município. Esta é uma ação semelhante, pois sabemos que estes produtos são altamente tóxicos ao meio ambiente”, afirma o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini. 

SOBRE O PROGRAMA 

Com o programa, os municípios comprometem-se a, em conjunto com o IMA, definir e promover medidas que despertem a conscientização da população e as orientações necessárias à mudança de comportamento. O programa “Penso, Logo Destino” visa à mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais. 

O programa será executado em três etapas: logística reversa, coleta seletiva e resíduos orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo. 

QUAL IMPORTÂNCIA? 

As pilhas e as baterias são compostas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo, níquel e o cádmio, que quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central. Já as lâmpadas fluorescentes contêm substâncias químicas que afetam o ser humano, como o Mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso. 

 

Pontos de coleta: 

- Todas as escolas (municipais e estaduais); 

- Todas as Unidades Básicas de Saúde do município (inclusive as do interior); 

- Sede da Prefeitura de Tijucas; 

Samae; 

- Centro de Eventos João Bayer Neto; 

- Sede da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube