Topo
TIJUCAS | Sábado, 27 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

10 de Fevereiro de 2023 - 18:08:54

Projeto de lei prevê profissionais da saúde em eventos esportivos

Proposta dos vereadores Cláudio do Jornal e Maurício Poli vale para as competições esportivas promovidas pela Administração Municipal de Tijucas, exigindo presença de ambulância
 
 
Projeto de lei prevê profissionais da saúde em eventos esportivos

Na última quarta-feira, atleta faleceu enquanto disputava partida válida pelas Olimpíadas Tijuquense  

 

A semana foi marcada pela consternação da população de Tijucas com a morte do atleta Carlos Eduardo Santana, 31 anos, após sofrer um mal súbito durante uma partida válida pelo torneio de futsal das Olimpíadas Tijuquense nesta quarta-feira (08). Pensando em evitar que acontecimentos trágicos como este se repitam, os vereadores Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), e Mauricio Poli (PSB), presidente do Poder Legislativo, protocolaram, nesta quinta-feira (09), um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de ambulância e profissional de saúde qualificado em eventos esportivos amadores promovidos pela Administração Municipal. 

Tendo em vista a ampla gama de competições esportivas promovidas na cidade de Tijucas, muitos deles com tradição considerável e que atrai público significativo, é grande a quantidade de atletas e de público que se envolvem neste tipo de evento. Assim, a possiblidade de ocorrência de lesões, mal-estares e, no pior dos casos, mal súbitos como o registrado com o atleta do bairro Areias que, infelizmente, teve a morte confirmada por volta das 23h no Hospital São José após ser socorrido ainda em quadra pelos bombeiros. 

“Um evento da grandeza das Olimpíadas, que envolve centenas de atletas e atrai centenas de pessoas para prestigiar as partidas, precisa ter o mínimo para garantir a segurança dos atletas e do público: profissional de saúde e ambulância disponíveis. Nossa proposta é de que todas as competições de agora em diante contem com essa estrutura. O município possui equipamentos, ambulâncias e pessoal capacitado para exercer essa tarefa, basta organizarmos esses recursos”, salienta o vereador Cláudio do Jornal. 

A intenção é que a tramitação do projeto nas comissões do Poder Legislativo e também a sua apreciação pelos demais parlamentares aconteça com celeridade e que, então, o Poder Executivo coloque a determinação em vigor imediatamente. 

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO... 

Minha solidariedade aos familiares e amigos do atleta CARLOS EDUARDO SANTANA, que faleceu enquanto representava o bairro Areias nas Olimpíadas Tijuquense, na noite de ontem (8), numa partida de futsal. Não há como mensurar a dor desta perda, apenas pedir a Deus que o receba e conforte o coração dos que sofrem por sua partida inesperada. 

E não há como não repudiar o fato de um evento da grandeza das Olimpíadas, que envolve centenas de atletas e atrai centenas de pessoas para prestigiar as partidas, não tenha o mínimo para garantir a segurança dos atletas e do público: profissional de saúde e ambulância disponíveis.  

Discussão que sempre apareceu em casos de lesões de atletas, quando era preciso apelar para o SAMU ou Corpo de Bombeiros pela ausência de ambulância nas partidas. E após a discussão, era disponibilizado. Para que sempre esperar acontecer o pior para depois agir? Não é sobre encontrar culpados. É sobre lutar para que tragédias sejam evitadas, mesmo sabendo que há casos em que seja inevitável.  

Não apenas para as Olimpíadas. Com a movimentação do nosso Campeonato Municipal de Futebol Amador, como ficará? E as tantas competições esportivas, inclusive muitas delas que envolvem crianças e adolescentes? A hora de agir é agora! E nós precisamos exigir que isto aconteça: alguém com noções mínimas de primeiros socorros e ambulância à disposição no ginásio, estádios ou quadras. PARA JÁ! 

Por hoje, nosso ESPORTE está de LUTO. 

-- 

... de um jornalista que acompanha os eventos esportivos da cidade; de um vereador que luta pelo desenvolvimento do nosso esporte; e, acima de tudo, de um ATLETA AMADOR que há anos participa das competições daqui. 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube