Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Fevereiro de 2023 - 18:54:27

Governo do Estado lança campanha de prevenção à dengue

Santa Catarina registra 339 casos de dengue em 2023 e o número acende um alerta sobre os cuidados e combate à doença
 
 
Governo do Estado lança campanha de prevenção à dengue

Região da Grande Florianópolis concentra 81% dos casos de dengue no Estado 

 

Para prevenir o agravamento do avanço da dengue em Santa Catarina, o Governo do Estado lançou a primeira campanha deste ano. A ação integrada faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Comunicação em não só prestar contas do trabalho, mas também orientar com serviços a população do estado. “A dengue é um problema de saúde pública, e é papel do Estado prestar esse serviço de orientação. O cidadão catarinense precisa saber o que fazer em casa para ajudar a frear o avanço da dengue em Santa Catarina”, frisou o governador Jorginho Mello. 

Santa Catarina registra 339 casos de dengue em 2023 e o número acende um alerta sobre os cuidados e prevenção contra a doença. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a maior incidência está na região da Grande Florianópolis, que concentra aproximadamente 81% (216) dos casos autóctones de todo o estado (266). Só no ano passado foi registrado o recorde de casos confirmados da doença: 83.276, com 90 óbitos 

“Queremos conscientizar a nossa população sobre o combate ao Aedes aegypti. É essencial que cada pessoa faça a sua parte. Cuidar das nossas casas, do nosso ambiente de trabalho e das estruturas públicas. A responsabilidade é de todos. Precisamos ficar atentos e eliminar os possíveis focos da doença, todo dia é dia de combate à dengue”, enfatiza a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. 

“Os dados nos mostram que já estamos no período de sazonalidade de transmissão da dengue, ou seja, período em que os casos confirmados começam a aumentar devido às condições climáticas favoráveis a reprodução do mosquito, com temperaturas altas e aumento de chuvas”, explica Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde de SC. 

MUNICÍPIOS INFESTADOS 

No total, 143 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, zika vírus e chikungunya. Esse dado representa um incremento de 21% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 118 municípios nessa condição. 

“Para saber o risco de transmissão da dengue, olhamos para a quantidade de municípios infestados. Isso nos indica onde está o mosquito e, atualmente, ele está disseminado pelo estado. Ele não vem de fora. Então, os cuidados básicos de prevenção precisam ser constantes, ao longo de todo ano e reforçados especialmente neste momento de transmissão da doença”, alerta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive. 

Santa Catarina vem passando por uma mudança no perfil entomológico relacionado à presença do Aedes aegypti, com a disseminação e manutenção do mosquito no território. Esta condição tem contribuído para a transmissão do vírus da dengue. Epidemias de dengue já foram registradas em 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2022. 

AÇÕES CONJUNTAS 

A prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população. Manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas. 

 

CUIDADOS PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE

- Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo; 

- Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada; 

- Cobrir as caixas d'água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas; 

- Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das plantas; 

- Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens etc; 

- Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza; 

- Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana; 

- Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado; 

- Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube