Topo
TIJUCAS | Sábado, 27 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

05 de Maio de 2023 - 18:38:03

Lei sobre guardas armados nas escolas estaduais já está em vigor

Nova legislação permite que o governo chame policiais da reserva para atuarem na guarda das escolas estaduais de Santa Catarina
 
 
Lei sobre guardas armados nas escolas estaduais já está em vigor

Programa Escola Mais Segura em Santa Catarina visa proteger 1.053 escolas estaduais 

 

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei Complementar 826/2023, que institui o Programa Escola Mais Segura em Santa Catarina, com o objetivo principal de convocar policiais da reserva para atuar como guardas armados nas escolas estaduais. A matéria, elaborada e aprovada em tempo recorde pelos deputados estaduais, foi transformada em lei pelo governador Jorginho Mello (PL).

A lei é fruto de uma mobilização da Assembleia Legislativa e do Poder Executivo visando prevenir e combater casos de violência nas escolas, com o ocorrido em Blumenau no dia 5 de abril. A publicação possibilita que o Executivo inicie os trâmites para o chamamento dos policiais aposentados, que integram o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp), para proteger 1.053 escolas estaduais. Cada um deles receberá pouco mais de R$ 4,1 mil mensais pelo serviço. 

A norma também permite que os municípios celebrem convênio com o governo estadual para a cessão de policiais da reserva para atuação nas unidades de ensino municipais. No entanto, as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira prevista para os inativos designados para a função. A lei não prevê convênios com entes privados. 

O projeto de lei complementar (PLC) que deu origem à lei foi elaborado pelos deputados estaduais e pelo Poder Executivo. Finalizado, foi analisado pelas comissões e votado em plenário no mesmo dia, graças a uma mobilização dos parlamentares. A matéria foi aprovada por unanimidade e seguiu para sanção do governo.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube