Topo
TIJUCAS | Domingo, 28 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

12 de Dezembro de 2023 - 11:50:13

Caso de raiva bovina é registrado em Tijucas

 
 
Caso de raiva bovina é registrado em Tijucas

Um caso positivo de raiva em bovino foi identificado na localidade de Campo Novo, em Tijucas, levando a CIDASC (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, a intensificar as ações de prevenção e orientação na região. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso dos animais, por isso é uma preocupação para a saúde pública e requer medidas imediatas para conter sua disseminação.

“Com casos assim percebemos a importância da vacinação preventiva, aliada à conscientização da comunidade. Os produtores de gado devem seguir as diretrizes veterinárias para implementar um programa de vacinação eficaz. A raiva é uma zoonose, o que significa que pode ser transmitida de animais para humanos. Portanto, a prevenção e o controle dessa doença não apenas protegem a saúde dos animais, mas também reduzem o risco de transmissão para seres humanos”, comentou do secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini.

Vacinação

Diante desse cenário, a Administração Municipal de Tijucas solicita a colaboração dos criadores de gado e da população local para evitar a propagação da doença. A principal recomendação é a realização imediata da vacinação dos bovinos com supervisão da equipe da secretaria, seguindo os protocolos estabelecidos para prevenção de doenças, conforme orientação dos profissionais de saúde animal.

A orientação da CIDASC é que, ao identificar qualquer sintoma suspeito nos animais, como incoordenação motora, salivação excessiva, paralisia ou evidência de comprometimento do sistema nervoso, os proprietários não devem manipular o animal. Em caso de aparente mordedura de morcego, um vetor comum da raiva, a recomendação é a mesma: não tocar no animal e procurar imediatamente a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente para orientações e assistência. Inclusive, os donos de animais devem relatar também qualquer óbito suspeito ou que apresente os sintomas mencionados. A pronta comunicação contribuirá para uma resposta rápida e eficaz no controle da disseminação da raiva na região.

Sobre a raiva

A raiva bovina é uma doença viral grave que afeta bovinos e outros mamíferos, incluindo seres humanos. É causada por um vírus que pertence à família Rhabdoviridae e ao gênero Lyssavirus. O vírus afeta o sistema nervoso central do animal, levando a sintomas neurológicos característicos.

Transmissão

A transmissão do vírus geralmente ocorre através da saliva de um animal infectado, sendo frequentemente associada à mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), embora também possa ocorrer por meio de arranhões, lambidas em feridas abertas ou membranas mucosas. Uma vez que o vírus entra no organismo, ele se espalha para o sistema nervoso periférico e, eventualmente, atinge o sistema nervoso central, causando sintomas como excitação, agressividade, dificuldade para engolir, paralisia e, eventualmente, morte.

Em caso de suspeita de raiva bovina, relate imediatamente. Ligue para o telefone (48) 3263-1133 ou vá até a sede da secretaria Av. Hercílio Luz 400 - Centro - Tijucas – SC.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube