Topo
TIJUCAS | Sábado, 27 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Fevereiro de 2016 - 15:49:25

Laudo conclui: mancha no Perequê era de esgoto

De acordo com pesquisadores da Univali, é possível que a chegada da mancha negra ao mar se repita
 
 

Num sobrevoo, Silvano fotografou a mancha e postou nas redes sociais

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

A preocupação que se espalhou pelas redes sociais, que compartilhava uma imagem aérea em que aparecia uma mancha negra vinda do rio Perequê e chegando à praia, no mês passado, se confirmou em relatório divulgado pela Univali: a mancha foi provocada por esgoto doméstico. E, de acordo com o laudo, há perspectiva de repetição do evento.

O estudo feito pela universidade indicou uma floração de microalgas, vinda da Lagoa de Perequê, como causa da acentuação da cor do rio. O caso, aponta o laudo, foi causado pela junção de quatro fatores: alta concentração de nutrientes inorgânicos, ambiente estagnado, alta temperatura e alta luminosidade. Segundo a avaliação, a tal concentração de nutrientes é resultado do lançamento de esgotos domésticos. A situação deverá se agravar e acontecer novamente nos próximos anos.

No pior dos cenários, aponta o relatório, a proliferação das algas pode levar à morte dos organismos aquáticos presentes no rio Perequê e em seus afluentes, bem como o aumento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica. Os resultados dos estudos indicam, ainda, que o lançamento do efluente ocorre em diversos pontos no rio, vindo dos municípios de Porto Belo e Itapema. No entanto, na Estação de Tratamentos de Efluentes (ETE) de Itapema foi diagnosticada eficiência de remoção de quase 100% para coliformes totais.

 

CULPOU PORTO BELO

Lá no mês passado, a prefeitura de Itapema já havia soltado nota jogando a responsabilidade para a cidade vizinha, com o título: “Mancha do rio Perequê vem de Porto Belo”. Informaram que, por meio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), estavam acompanhando todos os desdobramentos da mancha negra.

 

COMO FOI?

Num sobrevoo pelo nosso litoral, em meados de janeiro, Silvano Silva avistou uma mancha escura no mar, vindo da foz do rio Perequê. Fotografou e postou numa rede social, colocando na legenda que achava “lamentável ver a bela Costa Esmeralda manchada”. A imagem teve mais de 900 compartilhamentos e acendeu a discussão sobre as possíveis causas da mancha escura entre as águas de Porto Belo e Itapema.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube