Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Julho de 2017 - 17:17:05

Anunciada suspensão, mas governo não confirma

“Nunca houve qualquer declaração ou posicionamento oficial de que a penitenciária não será construída em Tijucas\"
 
 
Anunciada suspensão, mas governo não confirma

“Não é o governador desistindo da obra. É uma questão de falta de viabilidade ambiental”

 

ANA MARIA LEAL DA VEIGA

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

Na tarde da última terça-feira, o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha (PSD), chamou a imprensa para uma entrevista coletiva. O motivo? O anúncio da suspensão da ordem de serviço da obra da penitenciária industrial que o Estado pretende instalar na cidade. Apesar disto, não houve qualquer confirmação oficial do recuo do Governo com relação à construção da nova unidade prisional, que abrigaria cerca de 600 presos.

Foi o deputado federal João Rodrigues (PSD) quem conduziu a explanação em que assegurou: Tijucas não terá mais a penitenciária! “Não é o governador desistindo da obra. É uma questão de falta de viabilidade ambiental. É uma área alagadiça, por isto o prefeito não deu as licenças. O complexo penitenciário não sairá por uma questão técnica, ambiental e legal”, garantiu Rodrigues.

O deputado salientou que a revogação da ordem de serviço (que seria o documento em que o Estado autoriza uma empresa a executar a obra) se deu pela iniciativa da administração municipal em não fornecer as licenças e dificultar a vinda da penitenciária para cá. “O governador tem que construir em algum lugar... O anúncio não é oficial, mas é real. Não será em Tijucas porque o prefeito construiu a inviabilidade da obra aqui”, destacou o parlamentar.

 

ESTADO NEGA

Por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Cidadania, o secretário ajunto, Leandro Soares, negou que o Governo tenha desistido da construção da penitenciária em Tijucas. "O Estado prossegue com os planos e não está disposto a recuar. Nunca houve qualquer declaração ou posicionamento oficial de que a penitenciária não será construída em Tijucas", ressaltou.

A assessoria de imprensa do governador Raimundo Colombo (PSD) também negou qualquer declaração a respeito da revogação da ordem de serviço. "O Governo do Estado segue com a determinação de construir a penitenciária em Tijucas, no mesmo local em que está o Presídio Regional. Não existe nada em contrário sobre o assunto", respondeu. Questionada das

declarações dadas pelo deputado federal João Rodrigues, a assessoria disse que "tudo não passa de mera especulação".

 

 

CARTA DO LEITOR

A cena foi de filme. Filme daqueles que são gravados e baseados nos confrontos armados dos morros do Rio de Janeiro. Uma verdadeira linha vermelha. Chegamos a esse ponto! Tijucas está caótica, e cada vez ficará pior. Dessa nova discussão, a ampliação do presídio é dos males o menor, porque o elefante branco já está aqui, a menos de 50 metros da onde deito todas as noites pra tentar dormir "tranquila".

Ontem descobrimos o que é o desespero de ouvir tiros e não saber se corre ou se abaixa. Dois indivíduos em uma moto dispararam cerca de 10/12 tiros contra a guarita da entrada do presídio; pra quem conhece o lugar sabe que minha casa fica ao lado (literalmente) da mesma. Os agentes revidaram com mais 10/12 tiros. Por alguns segundos silêncio e mais tiros. VÁRIOS! O barulho e o medo. Chegamos mesmo ao caos. Não sabíamos o que estava acontecendo e já passava das 23h. Quem consegue dormir tranquilo sabendo que a qualquer momento uma bomba relógio pode explodir? São quase 300 homens e mulheres, condenados pelos mais diversos crimes e em sua maioria sem nada a perder quando se trata de ferir um inocente pra escapar das grades. Estamos à mercê da boa vontade e bom senso de assassinos, traficantes perigosos, maníacos em série, pra decidir o quanto vale nossa vida.

NUNCA nos meu 26 anos morando aqui, e em 19 tendo o presídio como vista da janela, eu senti tanto medo quanto senti na noite de ontem. As pernas tremem, Deus é o único refúgio, você súplica pela proteção Dele, pois todos nós sabemos que, infelizmente, a maioria da balas perdidas, são encontradas por corpos inocentes.

Que Deus nos proteja!

Franciele Floriano

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube